sexta-feira, 31 de julho de 2009
Meditação e seus efeitos sobre a Saúde física, mental e o Controle do stress
Estaremos, hoje, em parte, transcrevendo as pesquisas da equipe do Dr. Herbert Benson PHD, da Universidade de Harvard sobre os efeitos da Meditação sobre o sistema nervoso, promovendo saúde e controle do stress entre outros recursos.
Esta equipe em 1988 conseguiu fundos de diversas organizações, entre elas o American Institute of American Studies e o Fetzer Intitute recebendo, também, autorização do Monastério em Ladakh e o constante apoio de sua Santidade o Dalai Lama.
-"Comecei, então a me relacionar com os monges budistas tibetanos nas montanhas do Himalaia na Índia, cuja longa prática de meditação os tornava excelentes objetos para minhas pesquisas"... relato do Dr. Herbert Benson.
Observaram, então, fenômenos como o de monges que secavam lençóis gelados e molhados colocados sobre seus corpos nus em temperatura de quatro graus centígrados. Dentro de 3 a 5 min após serem cobertos, começavam a liberar vapor.Em aproximadamente 30 min, os panos estavam completamente secos.
Iniciando, então, a expedição científica, chegaram à Ladakh, aos Monastérios de Hemis e Gotsang, a 5.300 m acima do nível do mar.
Após superarem vários incidentes, conseguiram a adesão do Venerável Bakar Riponche, do Lama Chonyl Dondup e e do Lama Gyaltsen.
Durante sua meditação, descobrimos que eles apresentavam peculiares taxas baixas de consumo de oxigênio ou metabolismo. Bakar Riponche apresentou uma queda de 64% -- o nível mais baixo que jamais documentamos em um ser humano.
Concluímos que o fator Fé é um incrível recurso da fisiologia humana.
A mente é certamente capaz de influenciar profundamente a fisiologia, como vimos com os Monges tibetanos na India.
Outro caso importante é do Swamiji Nithyananda, em Bangalore. Samiji encontrou-se com o Dr. Collins, Pesquisador principal e praticante de Neurofeedback em St. Louis, em 2005. Fizeram, então registros de um procedimento de cura praticada pelo Swamiji.
Iniciando a prática ele ficou apenas sentado. Seu cérebro estava extraordinariamente quieto, especialmente o lado direito. O metabolismo do cérebro era 1/20 das pessoas ditas normais. Isto é significativamente menos do que o observado mesmo nas pessoas mais tranquilas. Isto, então, implica uma conservação enorme de enegia. Oxigênio e outras substâncias químicas consumidas pelo cérebro para processar a informação foram bem conservados.
A atividade estava em um mínimo; somente a energia necessária para manter as funções vitais estava sendo consumida.
Os lados direito e esquerdo do seu cérebro estavam funcionando simultaneamente.A força das ondas alfa, que é geralmente alta em pessoas que estão sob stresse, era significativamente abaixo do normal.
Dr. Collins surpreendeu-se com o fato de que Swamiji estava em seu estado normal.
Swamiji, então, declarou que mesmo em estado normal, ele está em Samadhi.
Caros amigos, traremos a seguir maiores informações sobre os instrumentos de excelência que foram utilizados nessa pesquisa, comprovando seus resultados.
Continuem acompanhando nossas compilações e resultados para uma vida saudável física e mental.
Abraços a todos!!!
Deise Puga
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Presente da amiga e diretora do Instituto Tara Verde Claudia Martins
Queridos amigos , estaremos em breve trazendo valiosas informações sobre os efeitos da Meditação sobre os processos de cura de transtornos comportamentais.
Não percam!!!
Estejam em Paz!
Assinar:
Postagens (Atom)