terça-feira, 18 de maio de 2010

quarta-feira, 12 de maio de 2010

PACIENTES CIRÚRGICOS E A HIPNOSE



A expectativa de uma cirurgia reflete-se, geralmente, no paciente através de comportamentos de ansiedade Necessitamos, então, considerar o aparecimento de um estado de stress agudo que poderá se tornar crônico nos casos, por exemplo, de pacientes bariátricos ( cirurgia para a redução de peso em obesos mórbidos).
Toda uma série de alterações acontecerá em suas vidas: desde distúrbios na percepção da auto-imagem, passando pelas drásticas mudanças em seus antigos hábitos alimentares, a nova dieta diária, medicações, e as consequências naturais de tal procedimento.
Além disso, a prórpia etiologia que conduz ao tratamento cirúrgico pode tornar-se causa de ansiedade.
Sintomas como: palpitações,falta de ar,insônia,náuseas podem surgir,adicionados ao receio do desconhecido, medo da anestesia e suas consequências, medos relacionados à separação, ainda que temporária, dos familiares, medo do local estranho que é o hospital, e de entregar suas vidas nas mãos de desconhecidos.
Geralmente esta ansiedade aumenta na noite anterior ao ato cirúrgico.
O paciente tem dúvidas quanto aos procedimentos cirúrgicos, o que pode gerar,também, insegurança.
Esta ansiedade ou até mesmo um estado de stress agudo já instalado, certamente, irá atuar como elemento complicador para os bons resultados do procedimento cirúrgico, assim como no pós-operatório.

O profissional deve, então, usar de recursos para reduzir ao máximo esta ansiedade.
O primeiro passo é dar ao paciente informaações esclarecedoras sobre o ato cirúrgico: assegurar de que ele não sentirá dor, não acordará no meio da cirurgia e sobre as expectativas positivas no pós-operatório.

O segundo é o uso da Hipnose ou da sugestão hipnótica, que tem sido efetiva no controle desta ansiedade pré e pós-operatória.
Estudo conclusivos foram apresentados no Encontro Anual da Sociedade Americana de Anestesiologia, comprovando a efetividade da sugetão hipnótica como tratamento coadjuvante em pacientes cirúrgicos e demontrados pela Metanálise de Montgomery e cols., mostrando que os benefícios da Hipnose foram observados em todas as categorias de resultados clínicos.
Confirma-se, assim, a Hipnose como um recurso indiscutível no controle da ansiedade pré e pós-operatória.

Deise Puga

( Referência: Ferreira, Marlus Vinicius Costa; Tratamento coadjuvante pela hipnose
São Paulo: editora Atheneu, 2008)