domingo, 26 de dezembro de 2010

Transformação de um Estímulo Desagradável em um Estímulo Agradável sob Hipnose


Quando uma pessoa se queixa de dor ao tomar uma injeção, podemos fazê-la perceber a agulha como sendo de borracha ou espuma. Os instrumentos usados para desbridar uma região queimada podem ser considerados como sendo de luz lazer ou considerar como sendo de alguma coisa que subitamente o paciente ache agradável.

Aqueles pacientes com habilidade para imaginar vivamente com todos os cinco sentidos e apresentar ilusões podem ser beneficiados com a criação da ilusão negativa de dor ou da ilusão negativa da ausência de dor da parte dolorida do corpo.
Ilusão negativa é não ouvir um som existente, não ver uma imagem presente, não sentir uma sensação que está ocorrendo no momento.

Pela indução de ilusões negativas o paciente não sente uma estimulação tátil, tão presente quanto sua dor.

Isso é obtido pela imaginação viva de que a dor ou área envolvida não existe.
O paciente, após aprendido a ilusão negativa tátil de dor, pode, pela auto-hipnose, repetí-la várias vezes por dia durante vários dias até vencer o seu desconforto.
Para auxiliar a ilusão da ausência de dor, podemos imaginar que a dor vai deixando o corpo.

Alguns exemplos:

- Ao tomar banho de chuveiro, a água tépida tocando no seu abdome, vai levando embora a sensação de desconforto.

- Visualize um holofote de luz azul curativa projetado sobre o seu abdome, limpando-o de todo o desconforto.

Dentro de um cenário escolhido pelo próprio cliente, fazê-lo perceber e sentir sensações com todos os seus sentidos para treiná-lo a imaginar e, em seguida fazê-lo passar por um corredor de fogo sentindo frescor mostra que já está capacitado a realizar a ilusão negativa da ausência de dor.

Deise Puga

( Bibliografia : Ferreira, Marlus costa
Tratamento coadjuvante pela Hipnose )

Um comentário:

  1. Oi Deise, quanto tempo! Como você está? Estou fazendo um curso de formação em hipnose clínica e sempre lembro de você. Saudades.
    Ah, isso saiu tem pouco tempo, não sei se você viu: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/06/hipnose-pode-ajudar-anestesia-local-em-cirurgias-de-cancer-e-tireoide.html
    Erika Loureiro

    ResponderExcluir